Síntese de Hsiao Kuo, Preponderância do Pequeno, Pequeno Exagero






O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward





TERCEIRO VOLUME

Os Hexagramas compostos por Ken, a Montanha,
a Quietude, o Mestre



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada







Síntese
A Montanha recebe o Trovão,
formando Hsiao Guo, Pequeno Exagero, a Preponderância do pequeno


Se virmos a Imagem das Linhas desenhadas com a Montanha, Ken, a Quietude, recebendo Chen, o Trovão, o Incitar, o Irromper, poderemos vislumbrar um pássaro alçando seu vôo, querendo voar alto, alto, bem alto.  O corpo do pássaro parece ser as duas Linhas interiores do Hexagrama, o encontro das duas Linhas Yang, linha do Céu em Montanha no Trigrama da Terra e Linha da Terra, em Chen, no Trigrama do Céu.  Ora o pássaro está mais atado à Terra e ora o pássaro está mais atado ao Céu!  As asas do pássaro serão vistas através as duas Linhas Yin do Trigrama da Terra e as duas Linhas Yin do Trigrama do Céu.



___  ___

___  ___
_______           Chen, o Trovão, o Incitar, o Irromper
_______
___  ___
___  ___           Ken, a Montanha, a Quietude, o Mestre


O Pequeno Exagero acontece porque a Montanha tem seu movimento inteiramente descendente enquanto Chen, o Trovão, possui seu movimento inteiramente ascendente - fazendo com que exista um tom de Exagero (mesmo que pequeno) em termos das coisas do Trigrama da Terra e um tom de Exagero (mesmo que pequeno) em termos das coisas do Trigrama do Céu: é uma contradição. 

Por isso, o I Ching recomenda que haja respeito nas condutas e parcimônia nos gastos, ao dizer, no Texto da Imagem:  Assim, o homem superior, em sua conduta, faz com que prepondere o respeito.  Em suas despesas, faz com que prepondere a parcimônia.  Ou seja, é preciso que Ken, a Montanha, consiga deter o ímpeto impulsivo extremado de Chen, o Trovão.

Em Hsiao Go, Preponderância do Pequeno, Pequeno Exagero, encontra-se a raiz de toda a Luz do Universo, o Retorno à Criação, à vida.  São as duas Linhas Yang inseridas no centro do Vazio, composto pelas Linhas Yin externas, tanto no Trigrama da Terra quanto no Trigrama do Céu.  Assim, Hsiao Kuo é o Hexagrama da Transição entre o Mundo da Manifestação para o Mundo da Não-Manifestação.

Existe em Hsiao Kuo, Preponderância do Pequeno, Pequeno Exagero, o sentido intrínseco de Mistério, de Abismal, de Perigo - Atributos de K’an, a Água.  É porque a composição das Linhas deste Hexagrama aponta para a multiplicação infinita do Trigrama da Água, K’an, a Grande Noite: as duas Linhas Yin do Trigrama da Terra atuam enquanto multiplicação da única Linha Yin inicial de K’an, a Água; as duas Linhas Yang ao centro atuam enquanto multiplicação da única Linha Yang centro de K’an, a Água; as duas Linhas Yin do Trigrama do Céu atuam enquanto multiplicação da única Linha Yin final de K’an, a Água. 


___  ___

___  ___           ___  ___          
_______           _______
_______           ___  ___
___  ___
___  ___


Por tudo isso, o Hexagrama traz o sentido intrínseco da cautela diante do Perigo e dos Mistérios Profundos e Abissais.  O I Ching diz:  Pequenas coisas podem ser realizadas, grandes coisas não devem ser feitas.  O pássaro, voando, traz a mensagem: não é aconselhável o esforço em direção ao alto, é aconselhável permanecer embaixo.


As Linhas Governantes do Hexagrama são a Segunda Linha - idealmente correta, Yin - e a Quinta Linha - idealmente incorreta, Yin.  Se bem observarmos, são as Linhas voltadas para as duas asas do pássaro retratado pela Imagem composta pelas seis linhas: a Segunda Linha deixa o pássaro voltado para o Trigrama da Terra e a Quinta Linha, em sendo Yin, não tem força para alçar vôo muito alto, para ainda além o Trigrama do Céu, e por isso acata o conselho do Mestre do Oráculo.

Os Trigramas Nucleares inseridos fazem parte do Texto da Imagem deste Hexagrama Hsiao Kuo, A Preponderância do Pequeno:  o Trigrama Nuclear Superior, em Tui, o Lago, e o Trigrama Nuclear Inferior, em Sun, o Vento, a Madeira - que trazem a idéia do caixão de madeira sendo submergido na água.  O I Ching diz: .............. em caso de luto, o homem superior faz com que o fator preponderante seja a tristeza. 

É bem interessante percebemos que os dois Trigramas Nucleares - Tui, o Lago, sobre Sun, o Vento, a Madeira - formam o Hexagrama Nuclear Ta Kuo, Preponderância do Grande, ou seja, o conceito inverso ao Hexagrama ora comentado, Hsiao Kuo, Preponderância do Pequeno!


___  ___

_______
_______
_______
_______
___  ___


Ta Kuo, Preponderância do Grande mostra Linhas Yang desde a Segunda Linha até a Quinta Linha e duas Linhas Yin nas extremidades, ou seja, as Primeira e Sexta Linhas.  Isso traz um tom de muita força no interior e pouca força no exterior.  Por isso, o I Ching diz, no Texto do Julgamento:  A viga-mestra cede a ponto de quebrar.  E comenta: o começo e o fim são fracos.

Em a Preponderância do Pequeno, o Pequeno são as Linhas Yin das extremidades do Hexagrama e a ação empreendera de realização do Pequeno advém das duas Linhas Yang, centrais.  As Linhas Yin são preponderantes e atuam enquanto O Pequeno....

Em a Preponderância do Grande, o Grande são as Linhas Yang ocupando todo o centro do Hexagrama e deixando espaço para as Linhas Yin apenas em suas extremidades mais extremas, as Linhas Primeira e Sexta.   As Linhas Yang são preponderantes e atuam enquanto O Grande...


Em termos de Preponderância do Pequeno, vemos que as Linhas Yin exteriores avançam ainda para ocuparem os lugares das posições Segunda e Quinta e, desta maneira, acentuando o conselho para bem observar os limites do interior e do exterior - porque o começo e o fim continuam fracos - assim como se viu acontecendo em Ta Kuo, Preponderância do Grande.





O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada