Síntese de Chien, Desenvolvimento, Processo Gradual






O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward





TERCEIRO VOLUME

Os Hexagramas compostos por Ken, a Montanha,
a Quietude, o Mestre



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada





Síntese

A Montanha recebe o Vento,
formando Chien, Desenvolvimento, Progresso Gradual

A Montanha é a Quietude e tem movimento descendente, está sempre assentada sobre a Terra, K'un : assim é o Mestre que procura estar sempre sentado em seu silêncio, atado à Terra porém voltado para o Céu.

Sun, o Vento, a Madeira, possui dois movimentos: de ascensão - quando se trata do Vento, em Suavidade, em Dispersão; de descenso, quando se trata da Madeira, em Penetração.

Quando acionado em Vento, Sun traz ao Mestre sentado em seu silêncio, o Encontro da Montanha com o Céu, levando ao Céu as intenções de elevação que a Quietude traz. 

Quando acionado em Madeira, Sun traz ao Mestre as raízes das árvores, da plena materialização da vida, que deverá crescer bem ao alto da Montanha. 

As árvores ao alto da Montanha estarão crescendo vagarosamente, entrando as pedras, em suas raízes buscando as profundezas, penetrando o solo, em Processo Gradual, em lento Desenvolvimento.


_______

_______
___  ___           Sun, o Vento, a Madeira, a Suavidade
_______
___  ___
___  ___           Ken, Montanha, a Quietude


A Montanha traz a Imagem do Portal, em suas Linhas.  Neste Hexagrama, Desenvolvimento, Processo Gradual, também o Vento estará atuando enquanto um Portal, talvez uma porta menor, uma pequena porta por onde a Quietude da Montanha deverá penetrar e ascender aos céus.

O Portal da Montanha, no entanto, implica em observar a Quietude em seu movimento descendente; e o Portal de Sun, o Vento, a Madeira, implica em observar a Suavidade e a Penetração em seu movimento ascendente (para o Vento) e ascendente e descendente (para a Madeira).

Existe uma inter-relação grande entre esses dois Portais e esta questão faz acontecer empreendimentos bem amadurecidos entre os seres.  Sendo assim, existe em Chien, Desenvolvimento, Processo Gradual, um tom de casamento afortunado e um tom de empreendimento afortunado.

Esta inter-relação também pode ser vista através as duas Linhas Governantes do Hexagrama: a Segunda Linha, Yin e idealmente correta, e a Quinta Linha, Yang e idealmente correta.  Essas são Linhas idealmente corretas e que atuam enquanto Homem da Terra e Homem do Céu, respectivamente, e por esta razão, por estarem idealmente corretas, fazem com que os empreendimentos sejam bem-sucedidos, bem como o casamento entre os seres.

Os dois Trigramas Nucleares inseridos no Hexagrama Chien, Desenvolvimento, Processo Gradual, são Li, o Fogo, o Aderir, a Lucidez, enquanto Trigrama Superior, e K’an, a Água, o Perigo, a Sabedoria, enquanto Trigrama Inferior.  Esses dois Trigramas vão acompanhando o andamento ascensional das Linhas - em Desenvolvimento, Processo Gradual - fazendo com que cada Linha tenha que fusionar suas questões de Lucidez para bem poder realizar e superar o Perigo.

E é certo que também os Trigramas Nucleares auxiliam as Linhas em escalada ascensional, saindo das margens do rio (em K’an, a Água), subindo os rochedos, encontrando o cume da Montanha (em Ken, a Montanha) e então, subindo na Arvore e de lá, alçando seu vôo (em Sun, o Vento).




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada