Síntese de Lü, O Viajante, Viagem, Aquele que Busca






O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward





TERCEIRO VOLUME

Os Hexagramas compostos por Ken, a Montanha,
a Quietude, o Mestre



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada






Síntese de
A Montanha recebe o Fogo,
formando Lü, Viagem, Viajante, Aquele que Busca

A Montanha é algo que sempre ali esteve, sempre ali está e por muitos e muitos tempos, por quase sempre ali ainda estará: é a Quietude.  O Fogo é algo que se inflama rapidamente e se não tiver algo em que aderir, se esvai, some, desaparece, termina.

Por isso, vemos que a visita do Fogo à Montanha pode ser vista como uma visita e não exatamente, uma moradia.  Pode ser vista como um evento fugaz, efêmero, trazendo a contradição entre a Quietude da Montanha e sua quase eternidade e o movimento intenso e de ascensão plena do Fogo, em sua quase efemeridade.


_______

___  ___
_______           Li, o Fogo, o Aderir
_______
___  ___
___  ___           Ken, a Montanha, a Quietude


No entanto, é também certo que a Lucidez trazida pelo Fogo - o olho que a tudo vê, o espírito em ascensão - possa infundir expansão de mente ao Mestre que se encontra sentado em seu silêncio, a Montanha.

Portanto, mesmo que em fugacidade de ação, Fogo e Montanha se encontram e trocam benefícios, sem que um e outro percam seus movimentos próprios: na Montanha, o movimento de descenso; no Fogo, o movimento de ascendência.

Em Lü, O Viajante, A Viagem, Aquele que Busca, são reveladas questões como a transitoriedade e a eternidade, os desejos, as sensações, os comportamentos e o Absoluto do Tao.

Lao Tse nos diz, em seu Capítulo 35 do Tao Te Ching:

Conservando a Grande Imagem
O mundo passa
Passa sem danos
Com tranqüilidade, serenidade e supremacia.

A música e as iguarias
Param o viajante
As palavras que nascem do Caminho
São insossas, carecem de sabor.

Olhar não é suficiente para vê-lo
Escutar não é suficiente para ouvi-lo
Usar não é suficiente para esgota-lo.

A Linha Governante em Lu, o Viajante, é a Quinta Linha, o lugar central do Trigrama do Céu, em Li, o Fogo, o Aderir, a Lucidez, os Olhos, é o lugar do Homem do Céu, aquele que tem, potencialmente, a consciência iluminada e por isso, pode governar o Hexagrama, mesmo sendo uma Linha Yin, porém sua maleabilidade é a razão maior  de sua importância devido ao fato de que o I Ching aconselha perseverança e humildade ao Viajante.  A perseverança traz boa fortuna ao viajante.

Os dois Trigramas Nucleares são Tui, o Lago, no Trigrama Superior, e Sun, o Vento, a Madeira, no Trigrama Inferior.  Encontramos, então, o Hexagrama  Ta Kuo, Preponderância do Grande, que avisa sobre a força existente no interior e a ausência de força no exterior ( duas Linhas Yin ocupando as posições Primeira e Sexta e quatro Linhas Yang ocupando o miolo do Hexagrama), fazendo com que as circunstâncias possam ser levadas a uma situação pouco agradável, em perdas e em cisões.



Créditos:

Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da Virtude – Lao Tsé
-- Todas as traduções dos Capítulos do Tao Te Ching, de Lao Tse, foram realizadas por Wu Jyh Cherng e podem ser encontradas no Livro do mesmo nome publicado pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil.  No prelo, encontra-se o Livro com as Interpretações de Cherng!  Aguarde!




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada